terça-feira, 29 de setembro de 2009

Personagem

PaRaFrase!


Representa uma reescritura do texto original pereservando o sentido original, mas utilizando novas palavras e sinônimos.”

Texto I:
"O teatro, longe de ser apenas veículo da peça, instrumento a serviço do autor e da literatura, é uma arte de próprio direito, em função da qual é escrita a peça. Esta, em vez de servir-se do teatro, é ao contrário material dele. O teatro a incorpora como um de seus elementos. O teatro, portanto, não é literatura, nem veículo dela. É uma arte diversa da literatura. O texto, a peça, a literatura enquanto meramente declamados tornam-se teatro no momento em que são representados, no momentos, portanto, em que os declamadores, através da metamorfose, se transforma em persoagens. A base do teatro é a fusão do ator com a personagem, a identificação de um eu com outro eu - fato que marca a passagem de uma arte puramente temporal e auditiva (a literatura) ao domínio de uma arte espaço-temporal ou audiovisual. O status da palavra modifica-se radicalmente. Na literatura são as palavras que medeiam o mundo imaginário. No teatro são os atores/personagens (seres imaginários) que medeiam a palavra. Na literatura a palavra é a fonte do homem (das personagens). No teatro o homem é a fonte da palavra." ROSENFELD, Anatol. Prismas do teatro. Ed Perspectiva, pp. 22-3.


Paráfrase:
O teatro é uma arte diferente da literatura, ela, no entanto se torna um de seus principais elementos quando a peça é escrita.
É através dos personagens, que são mediadores do mundo real com o imaginário, que o texto, a peça e a literatura tornam-se teatro.




Texto II:
"Ergui-me, tateei a roupa no encosto da cadeira, tirei dos bolsos cigarros e fósforo, debrucei-me à janela, fiquei longamente a olhar o pátio escuro, fumando. Como iria comportar-me? Se me dessem tempo suficiente para refletir, ser-me ia possível juntar idéias, dominar emoções, ter alguma lógica nos atos e nas palavras, exibir a aparência de um sujeito mais ou menos civilizado. Mas na situação nova que me impunham, fervilhavam as surpresas, e diante delas ia decerto confundir-me, disparatar, meter os pés pelas mãos. Ali em baixo, a alguns metros de distância dois vultos ladeando um portão semelhavam pessoas embuçasdas, gigantes embuçadas. Que seriam: Pilates? Deveriam ser pilates. Afastei-me passeei cauteloso, abafando os passos, temendo esbarrar nas cadeiras." RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. José Olympio, 1º vol., p.52.

Paráfrase:
Levantei, passei a mão sobre a roupa e fumando, olhava o pátio escuro. Bem, se me dessem algum tempo para pensar, exibiria uma aparência civilizada, porém naquela situação, eram muitas surpresas a confundir-me.
Vi a alguns metros, pessoas e pareciam olhar-me, vigiando-me. Andei e afastei-me em silêncio.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Contos preferidos

http://claricelispector.blogspot.com/2008/04/menor-mulher-do-mundo.html

http://claricelispector.blogspot.com/2007/11/o-ovo-e-galinha.html

http://www.pensador.info/p/clarice_lispector_o_primeiro_beijo/1/

O ano em que meus pais sairam de ferias


Um filme emocionante com direçao de Cao Hamburger, onde Mauro (Michael Joelsas), um garoto de doze anos, muda sua vida completamente quando seus pais entram de ‘férias inesperadas’. Enquanto seu sonho era ver a seleção brasileira se tornar tricampeã mundial de futebol, seus pais foram perseguidos pela ditadura e obrigados a fugir. Ele passa a viver com um velho judeu em um bairro que abriga diversas culturas. Enquanto vive momentos de tristezas pela situação de seus pais, vibra com o desempenho da seleção.

É um filme interessantissimo, que me fez refletir bastante!Ameiii!

Fragmentaçao_Livitchas


Mãe chamando, reclamar, ligar a tv, trocar o canal, café, academia, banho, casa.

Almoço,tchau mãe, sol, banho, internet, rua.
.
Conversas, lanche, salão, acelerar, casa, banho, materiais, roupas, acelerar, CORRE...onibus, tedio, conversas, asfalto, Faminas.
Cantina, aula, intervalo, conversas, lanche, fofocas, aula.Correr,onibus, cantarolar, asfalto, casa,tv,internet.
Boa noite mae,mecher no cel,enviar msg,sono..

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O fim da incopetência


Casar com a filha do dono da empresa, arrumar emprego público, ter padrinho político, ou obedecer piamente às ordens do chefe eram, em linha gerais, os caminhos para o sucesso no Brasil.
QI era sinônimode ''quem indica''. Ter maestrado no exterior, falar cinco idiomas, desenvolver nova tecnologia, caminhos certos para o Primeiro Mundo, em nada adiantava aqui. As empresas brasileiras mamando nas tetas'' do governo, com créditos subsidiados, numa economia protegida, eram obviamente super-rentáveis, mesmo sem muita sofisticação administrativa. Até um perfeito imbecil tocava uma empresa brasileira nauqelas condições, fato que irritava sobre maneira esquerda e os acadêmicos, que na época dirigiam a economia. Está ai uma das razões menos percebidas de onda de estatização a que assistimos no Brasil.
Contratar pessoas copetentes, além de desnecessário, era desperdício de dinheiro. Num país em que se vendiam carroças a preço de carro importado, engenheiros especializados em ''airbags'' morriam de fome. Copetência num ambiente daqueles não havia razão para ser valorizada. Os jovens naquela época não viam necessidade de adquirir conhecimentos, só precisavam passar de ano. Alunos desmotivados e baderneiros geraram prefessores desmotivados e doentes, instalando um perverso círculo vicioso que tomou conta das nossas escolas hoje.
Tudo isso, felismente, já está mudado. Empresários incopententes estão quebrando ou vendendo o que sobrou de suas empresas para multinacionais. Por muitos anos, quem no Brasil tivesse um olho era rei. Daqui pra frente, serão necessários dois olhos, e bem bem abertos. Sai o sábio e erudito sobre o passado e entra o perspicaz previsor do futuro. Sai o improvisador e o esperto, entra o conhecedor do assunto.
A regra básica daqui para frente é a competência. Competência profissional, experiência prática e não teórica, abilidadesde todos os tipos. De agora em diante seu sucesso será garantido não por quem o conhece, mas por quem confia em você. Estamos entrando numa nova era no Brasil, a era da meritrocacia. Aqueles bônus milionários que um famoso banco de São Paulo vive destribuindo não são para os filhos do dono, mas para os funcionários que demonstram mérito.
Felizmente, pra os jovens que querem subir na vida, o mérito será remunerado, e não desprezado. Já se foi a época em que o melhor aluno da classe era ridicularizado e chamado de CDF.
Se o filho de classe média não está levando o o Ensino Fundamental e o Ensino Médio a sério, ele será rudemente surpreendido pelos filhos de classes mais pobres, que estão estudando como nunca(fora,claro, aqueles que continuam a achar a mediocridade um bem-estar). As classes de baixa renda foram as primeiras a perceber que a era do status acabou, hoje, até filho de rico precisa estudar, e muiiiiiii...to!
Vinte anos atrás, eram poucas as empresas brasileiras que tinham programas de recrutamento nas faculdades. Hoje, as empresas possuem ativos programas de recrutamento nas faculdades, não somente aqui, mas também no exterior. os 300 brasileiros que estão atualmente cursando mestrado em administração lá fora estão sendo disputados a peso de ouro.
Infelismezmente, os milhares de jovens copetentes de gerações passadas acabaram não se desenvolvendo e tiveram seu talento tolhido pelas circunstâncias. Talvez eles não tenham mais pique para desfrutar essa nova era, e na minha opinião essa é a razão da prfunda insatisfação atual da velha classe média. Mas os jovens de hoje, especialmente queles que desenvolveram um talento, os estudiosos e copetentes, poderão finalmente dormir tranquilos. Não terão mais de casar com a filha do dono,arrumar um padrinho ou aceitar o desaforo de um patrão imbecil.
O talento está sendo valorizado e remunerado no Brasil como é mundo afora. Talvez ainda mais assustador seja reconhecer que o Brasil não será mais fividido entre ricos e pobres, mas sim entre competentes e incopetentes. Os incopetentes, os preguiçosos e os malandros da escola que se cuidem, pois seão os futuros ''escravos'' dessa sociedade pós-moderna.





(Stephen Kanitz é professor universitário,doutor em RH,Consultoria Administrativa e colunista da Veja)

As surpresas no pedir


Eu pedi coisas, e Deus me deu atitude de vida.
Eu pedi favores,e Ele me deu oportunidades.

Eu pedi saúde, e Deus me deu força.
Eu pedi muitos anose de vida, e ele me fez compreender o sentido de viver.

Eu pedi soluçao dos problemas,
e Deus me deu sabedoria.

Eu pedi muitas novidades,
e Ele me fez saborear o momento presente.

Eu pedi respostas, e Deus me fez outras perguntas.
Eu pedi clareza, e ele me conduziu por seu Espírito.

Eu pedi a graça de chegar, e Deus me fez compreender que cada chegada é novo recomeço.
Eu pedi muitas aventuras e experiências fortes, e Ele me fez compreender a aventura da vida.

Eu pedi ser mais voluntarista, e Deus me fez mais humilde.
Eu pedi pedi respostas prontas,e Ele me fez mais livre.

Eu pedi compreender o sentido da vida, e Deus me fez olhar para o proximo.
Eu pedi vibrar mais na missão, e Ele me fez saborear a força da oração.

Eu pedi muito, e Deus me favoreceu o essencial.
Eu pedi resultados, e Deus me deu capacidade de decidir.

Senhor,eu pedi, e pedi muitas vezes, e,pouco a pouco, aprendi a graça de agradecer.
Eu falava muito e aprendi a riqueza do silêncio e a alegria de estar contigo.

Obrigado, Senhor!
Eu não recebi tudo o que pedi, mas recebi tudo que precisava!
''Quanto maior o desafio,mais apaixonante a vida''


(Dom Hélder Câmara)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Outro dia..tragico!


Outro dia um vizinho queria roubar meu porco..era o Toizé,meu porco preferido,ele usava gravata era gordo feito um capado e so me trazia felicidade,ele era meu melhor companheiro apesar que todos os meus porcos tem um valor especial.
Quando vi aquele rabugento do meu vizinho tentanto laçar o Toizé fiquei sem reaçao,nao conseguia fazer nadaa a nao ser imaginar meu porquinho dentro de uma panela,via aquela barriga imensa do vizinho e pensava coitado do Toizé nao merece um fim desse.
Derrepente no meu instinto suino dei aquele grito: sOOOOOlta ele!
Mais nada adiantou!
Corri com a espingarda atras daquele barrigudo para soltar bala em cima dele..onde ja se viu tentar tirar o toizé de mim?
Quando vi que nao tinha mais como livrar meu amado daquele barrigudo, eu atirei..
Mais a bala pegou nele..no meu porquinho lindo..e hoje minha vida nao é mais a mesma
Crio meus porcos com carinho,mais tiraram minha maior alegria..o Toizé!

Maria pé de porco


Oi eu sou a Maria pé de porco,eu amo porco,eu vivo pelos meus porcos,quando alguem mata um porco eu quase me mato,eles sao tudo pra mim..
Outro dia um porco meu morreu,coitado..ai eu peguei e fiz aquele ensopadao..coloquei pé de porco,orelha de porco,o fucinho do porco,e todos ficaram apaixonados com o ensopado..mais ninguem sabe que o segredo do tempero é aquela sugerinha que fica de baixo da unha do porco..vc mistura no tempero que fica uma delicia!